Partido Socialista francês escolhe candidato que disputará com Sarkozy eleições em 2012

17/10/2011 - 12h02

Da BBC Brasil

Brasília – O Partido Socialista francês escolheu ontem (17), em eleições primárias, François Hollande como candidato à disputa das eleições presidenciais de 2012. Ele deve ser o principal adversário do atual presidente Nicolas Sarkozy, que deverá disputar a reeleição.

Com 57% dos votos, Hollande derrotou Martine Aubry, com 43% na contagem. Ela desejou sorte ao companheiro de partido. Pesquisas de opinião indicam grande possibilidade de vitória dos socialistas em 2012.

Há alguns meses, o candidato mais cotado do partido era o ex-diretor-gerente do FMI Dominique Strauss-Kahn. Um escândalo sexual acabou tirando Strauss-Kahn da corrida.

Em seu discurso de vitória, Hollande, que já foi líder do partido socialista, disse que irá ganhar as eleições com o voto daqueles que “não suportam mais” o governo de Sarkozy. Cerca de 2,7 milhões de franceses votaram nas primárias, as primeiras no país organizadas ao estilo americano.

No discurso de vitória, Hollande deu indicações de qual será sua plataforma política nas eleições. Ele disse que pretende atacar o “desemprego, a insegurança no trabalho, os altos aluguéis”.

“Tenho notado as preocupações sobre nosso futuro comum, as falhas da globalização, as falhas da Europa, o meio ambiente”, disse.

Hollande disse que mostrará “uma visão diferente da Presidência”, sendo o “candidato do respeito e do diálogo”.

Em seu discurso, a candidata derrotada, Martine Aubry, disse que vai investir toda sua “força e energia para assegurar que ele [Hollande] será o presidente da França daqui a sete meses”.
 
Francois Hollande, ex-marido da ex-candidata à Presidência da França Ségolène Royal, tem bom trânsito político. Os críticos, no entanto, ressaltam sua falta de experiência administrativa.