Exército do México mata nove integrantes do cartel Los Zetas

17/10/2011 - 7h33

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Exército do México matou ontem (16) nove integrantes do cartel Los Zetas, que atua no tráfico de drogas, armas e pessoas no país. Os embates ocorreram em Valecillos, no estado de Nuevo León, no Norte. O governo do presidente Felipe Calderón intensificou o combate aos cartéis na região. Dez carteis atuam no país.

De acordo com as autoridades, 21 integrantes do Los Zetas foram mortos nos últimos três dias. No dia 14, as autoridades prenderam o narcotraficante Marco Garza, conhecido como El Chabelo, chefe do cartel em quatro municípios de Nuevo León.

Desde a prisão de El Chabelo, a região foi cercada pelas forças do Exército, da Marinha e da Polícia Federal, depois de as autoridades terem identificado e localizado uma área que se destinava ao treino do cartel.

Segundo as autoridades mexicanas, os principais cartéis em atuação são Los Zetas, Sinaloa, El Golfo e La Família. Porém, existem outros seis considerados de médio porte. Muitos embates ocorrem entre os integrantes desses grupos, em disputa por espaços no país.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto