Um em cada três turistas estrangeiros se surpreendem com o Brasil

14/10/2011 - 18h18

Da Agência Brasil

Brasília - Viajar para o Brasil supera a expectativa de um em cada três turistas estrangeiros. Foi o que mostrou a pesquisa Estudo da Demanda Internacional no Brasil encomendada pelo Ministério do Turismo. Dos 39 mil entrevistados em 26 estados e no Distrito Federal, 96% manifestaram o desejo de voltar ao Brasil.

Serviços turísticos como hospitalidade (97,8%), segurança pública (82,5%) e transporte urbano (81,5%) são os mais bem avaliados pelos turistas, enquanto as piores avaliações foram para preços (60%), telefonia e internet (73,8%) e sinalização turística (76,6%).

A maioria dos visitantes estrangeiros, cerca de 46%, é sul-americanos, 31% são europeus e 15% vêm da América do Norte. Segundo o estudo, só a Argentina e os Estados Unidos são responsáveis por quase metade dos visitantes estrangeiros, sendo a Argentina o país que mais tem enviado turistas no Brasil.

Os principais motivos que trazem os turistas estrangeiros ao país são o lazer (46,1%), seguido de visitas a amigos e parentes (27%) e negócios e eventos (23,3%). As escolhas dos locais mais visitados estão relacionadas aos motivos das viagens, como é o caso do Rio de Janeiro, que está em primeiro lugar quando se trata de lazer, seguido de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e da Bahia.

A pesquisa é feita anualmente desde 2004, e apresentou, em 2010, um percentual de 31,5% de superação em satisfação de viagens feitas por estrangeiros ao país, representando um crescimento nesse índice quando comparado ao do ano 2009 que teve 26,6% de nível de satisfação.

Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o resultado do estudo é positivo e apresenta um crescimento do setor no país. “A pesquisa mostra um avanço para o turismo internacional e isso é fundamental para que continuemos melhorando as condições do turismo no país, essa avaliação contribui para a entrada de novos turistas".
 

Edição: Rivadavia Severo