Ação militar na Colômbia mata 11 guerrilheiros das Farc

11/10/2011 - 9h09

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O ministro de Defesa colombiano, Juan Carlos Pinzón, informou que pelo menos 11 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram mortos durante um bombardeio militar em um acampamento em Santander, no Noroeste do país. Pinzón disse ainda que foram apreendidos sete foguetes, três morteiros e três granadas.

A operação militar contra as Farc ocorreu no município de Sardinata, na fronteira com a Venezuela. O comandante da Polícia Antinarcóticos, o general Luis Carlos Pérez, disse que a ação contou com a ajuda da Polícia Nacional, do Exército e da Força Aérea. A operação envolveu 150 homens com o apoio de 15 aeronaves.

De acordo com Pérez, na ação, dois policiais ficaram feridos e duas aeronaves foram atingidas pelos guerrilheiros. Antes do ataque militar ao acampamento das Farc, os guerrilheiros organizaram uma emboscada em uma estrada no Sudoeste do país, que resultou na morte de sete soldados.

No último dia 8, o governo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, intensificou a campanha contra as Farc. Na tentativa de capturar cinco líderes da guerrilha, o governo ofereceu US$ 1,9 milhão por informações seguras sobre o paradeiro de um grupo de cinco homens apontados como líderes do movimento.

*Com informações da agência pública de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade