Bolsas europeias reagem com cautela ao acordo França-Alemanha de ajuda a bancos

10/10/2011 - 9h00

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os principais índices negociados nas bolsas de valores da Europa reagiram hoje (10) com leve alta, depois do acordo entre os governos da França e da Alemanha. A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, comprometeram-se ontem (9) a elaborar um pacote de ajuda aos bancos.

Merkel e Sarkozy, porém, deixaram os detalhes do pacote para o fim deste mês. O objetivo é  tranquilizar os investidores, preocupados com os impactos da crise econômica internacional que atinge principalmente alguns dos 17 países da zona do euro, os Estados Unidos e o Japão.

"A Europa deve resolver seus problemas até a Cúpula do G20 [que reúne as 20 maiores economias do mundo]", disse o presidente francês, referindo-se às reuniões que ocorrerão nos dias 3 e 4 de novembro em Cannes, na França.

As autoridades da França, da Bélgica e de Luxemburgo anunciaram hoje que encontraram uma solução para o Banco Dexia – alvo da crise da dívida na Europa. Sem indicar detalhes sobre o acordo, os governos dos três países nos quais há filiais do Dexia informaram, por meio de comunicado, que há um esforço mútuo na busca de uma solução que garanta o futuro da instituição bancária.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam//Edição: Graça Adjuto