Paraguai adotará estado de emergência no Norte para conter violência

09/10/2011 - 15h46

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A violência nas áreas de Concepción e San Pedro, no Norte do Paraguai, levarão o presidente Fernando Lugo a decretar amanhã (10) estado de emergência na região. A decisão foi confirmada hoje (9) pelo ministro do Interior, Carlos Filizzola. Atos violentos foram registrados na região, e os crimes são atribuídos ao Exército Popular Paraguaio (EPP) – guerrilha que atua no país.

A recomendação para decretar estado especial nos dois departamentos (estados) foi do Congresso Nacional do Paraguai. Filizzola informou que a disposição de Lugo é decretar estado de emergência em Concepción e San Pedro.

O ministro disse que o momento atual no Paraguai não deve ser tratado como questão política, mas de Estado. Segundo ele, há disputas políticas em jogo para obter  "ganhos eleitorais". Para  Filizzola, o esforço deve ser para garantir tranquilidade no Norte do país.

Na semana passada, um policial foi ferido por francoatiradores, segundo investigações. As regiões  de Concepción e San Pedro estão entre as mais pobres do Paraguai. Nesses departamentos, a atuação do EPP costuma ser intensa, de acordo com as autoridades. Há registros de aliciamento de trabalhadores rurais na região.
 
Um governo decreta estado de emergência para garantir, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social quando há ameaça de instabilidade ou calamidade de grandes proporções. O estado de emergência impede, por exemplo, o direito a reunião e impõe horários para a livre circulação de pessoas.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguai.//Edição: Graça Adjuto