Merkel e Sarkozy se comprometem a fazer esforços para recapitalizar os bancos

09/10/2011 - 15h33

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília -  A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse hoje (9) que alemães e franceses estão dispostos a “fazer o que for necessário para recapitalizar os bancos”. Segundo ela, o esforço será  para garantir a concessão de créditos à economia. A decisão foi anunciada por Merkel depois de cerca de uma hora de reunião com o presidente da França, Nicolas Sarkozy.

Merkel e Sarkozy se reuniram ontem (8) e hoje para definir a atuação na tentativa de proteger as instituições bancárias da zona do euro – que envolve 17 dos 27 países da União Europeia – dos efeitos da crise econômica internacional.

Sarkozy disse que há um "acordo total" entre a França e a Alemanha. "A Europa deve resolver os seus problemas até a Cúpula do G20 [que reúne as 20 maiores economias do mundo]", disse o presidente francês referindo-se às reuniões que ocorrerão nos dias 3 e 4 de novembro em Cannes, na França.

Paralelamente, as autoridades da França, da Bélgica e de Luxemburgo anunciaram hoje que encontraram uma solução para o Banco Dexia – alvo da crise da dívida na Europa.

Sem indicar detalhes sobre o acordo, os governos dos três países nos quais há filiais do Dexia informaram, por meio de comunicado, que há um esforço mútuo na busca de solução que garanta o futuro da instituição bancária.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.//Edição: Graça Adjuto