Líder do movimento Damas de Branco é internada em Cuba em estado grave

08/10/2011 - 10h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A líder das Damas de Branco – grupo que se tornou símbolo da resistência ao governo de Cuba -, Laura Pollan, está internada em Havana, capital cubana. O marido dela, Hector Maseda, disse que Laura foi internada de urgência e está na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Calixto Garcia. Segundo ele, o estado da líder é “muito grave".

Maseda disse que Laura sofre de infecção pulmonar e de insuficiência respiratória, que a situação dela piorou e que há risco de morte. A líder das Damas de Branco, de 63 anos, foi submetida a uma série de exames e apresenta febre e deficiência respiratória, além de dores nas articulações.

A organização foi criada em 2003 como movimento de resistência à prisão de 75 opositores do regime cubano, entre eles Hector Maseda, marido de Laura Pollan. O movimento ganhou o nome de Damas de Branco porque a cor – que simboliza a paz – foi escolhida como uma espécie de uniforme usado pelas mulheres em todos os atos públicos.

Em 2005, as Damas de Branco receberam do Parlamento Europeu o Prêmio Sakharov por sua luta em favor da demoracia e dos direitos humanos em Cuba. No entanto, o governo do presidente Raúl Castro acusa o movimento das mulheres de ser subversivo e atuar em favor dos  Estados Unidos e contra Cuba.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.//Edição: Graça Adjuto