Dilma visita monumentos históricos de Istambul

08/10/2011 - 18h07

Da BBC Brasil

Brasília - Sem compromissos oficiais, a presidenta Dilma Rousseff passou o dia hoje (8) visitando alguns dos principais pontos turísticos da cidade turca de Istambul. A volta para Brasília está agendada para a noite deste sábado.

Istambul foi a última parada de Dilma de uma viagem que fez pela Europa esta semana, depois de passar  por Bruxelas, na Bélgica, Sofia, Veliko Tarnovo e Gabrovo, na Bulgária, e Ancara, na Turquia.

Originalmente, o planejado era que Dilma visitaria Istambul no sábado e em parte do domingo. No entanto, a volta foi antecipada, já que o único compromisso de Estado - um encontro com o premiê Recep Tayyip Erdogan - foi cancelado devido à morte da mãe do político.

Na noite de sexta-feira (7), ao chegar de Ancara, Dilma foi à casa de Erdogan para manifestar condolências ao premiê.  Depois,  a presidenta e sua comitiva, formada  pelos ministros da Defesa, Celso Amorim, das Relações Exteriores, Antonio Patriota, da Comunicação Social, Helena Chagas, e pelo assessor especial Marco Aurélio Garcia, tiveram um  jantar em um restaurante de Itambul.

No sábado,  a presidenta  e sua comitiva visitaram o Estreito do Bósforo, o tempo no bairro de Sultanahmet, que concentra as principais atrações turísticas de Istambul, como a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul e o Mercado Kapali Çarsi, conhecido por ser um dos maiores bazares cobertos do mundo.