Parte de produtos voltados para o Dia da Criança sobe menos que a inflação, mostra pesquisa da FGV

07/10/2011 - 21h00

Da Agência Brasil


Rio de Janeiro - Os preços de produtos ligados às comemorações do Dia da Criança, 12 de outubro, subiram menos que a inflação, de 7,14%, registrada nos últimos 11 meses, de acordo com pesquisa divulgada hoje (7) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Entre os produtos que tiveram variação menor que a inflação estão os videogames (-10,56%), computadores (-2,75%) e aparelhos celulares (-8,99%). Tiveram aumentos acima da inflação: sanduíches (11,30%), bonecas (10,99%) e roupas infantis (10,94%). Os serviços também estão com taxas acima da inflação média. Entre eles, preços de teatro (9,86%) e de parque de diversões (8,41%).

Para o economista responsável pela pesquisa, André Braz, o aumento nos preços dos serviços do lazer deve-se à alta dos salários e à maior demanda de clientes. ”Isso ocorre quando se tem uma demanda maior, quando as famílias estão com uma maior renda e passam a consumir mais vezes esses serviços. E, ao mesmo tempo, quem presta esses serviços acaba pagando salários mais altos. E consequentemente acaba gerando repasse dessas pressões para os preços”, disse.

Sobre a baixa nos preços dos produtos eletrônicos, o economista explica que a recente baixa do dólar, a concorrência e os rápidos lançamentos que chegam no mercado favorecem à diminuição dos preços desses produtos. ”Até poucos meses nós tínhamos a moeda americana favorável, o dólar, que nos ajudou a montar os equipamentos que vamos comprar, estava em outro patamar, cujo preço médio chegou a R$ 1,55 em julho deste ano”, declarou.

 

Edição: Aécio Amado