México localiza 32 corpos em região que é alvo de disputas de cartéis e grupos paramilitares

07/10/2011 - 8h26

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades mexicanas localizaram ontem (6) à noite 32 corpos que estavam em três casas, na cidade de Veracruz, no Sudeste do México. A descoberta ocorreu dois dias depois de o governo do presidente Felipe Calderón  reforçar o sistema de segurança na região.

Nessa área, cartéis e grupos paramilitares envolvidos com o tráfico de drogas, armas e pessoas disputam espaço e geram violência.

A região faz  fronteira com o Golfo do México, zona que tem sido palco, nos últimos meses, de vários atos de violência causados pelos conflitos entre os cartéis. No último dia 20, 35 corpos  foram encontrados na cidade de Boca del Rio, em dois carros perto de um hotel.

Na ocasião, o grupo paramilitar Mata Zetas assumiu a autoria do crime, alegando que o objetivo era acabar com o cartel  Los Zetas. No dia 6, o Exército do México prendeu 32 membros do cartel, incluindo 18 policiais municipais e oito civis.

O Los Zetas é considerado um dos mais violentos e mais cruéis dos sete principais cartéis de droga que atuam no México. Ele disputa espaço com El Golfo, considerado também um dos principais do país.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.//Edição: Graça Adjuto