Na Tailândia, número de mortos nas enchentes sobe para 237

05/10/2011 - 19h20

Da Agência Lusa

Brasília - A situação na Tailândia devido às inundações continua a piorar. O número de mortos aumentou para 237, além das 2,9 milhões de pessoas afetadas e 28 províncias alagadas, informou hoje o Ministério do Interior do país do Sudeste Asiático, atingido por temporais desde final de julho.

As previsões para os próximos dias são desencorajadoras, já que o Tufão Nalgae, reduzido agora a uma tempestade tropical, está prestes a chegar ao Vietnã e deverá, de acordo com os meteorologistas, levar à Tailândia chuvas intensas.

No Norte e Centro do país, a Barragem Pa Sak Jolasi transbordou, enquanto a capacidade das barragens Sirikit, Bhumibol e Kwae Noi esté perto do limite.

Quase meia centena de autoestradas estão inundadas e intransitáveis, tal como 121 estradas secundárias, o que dificulta as operações de socorro e o transporte de mercadorias.

O Ministério da Saúde alertou as autoridades locais para que mantenham a vigilância em relação à qualidade da água potável e que informem a população sobre o perigo que pode representar o consumo dessa água, depois que análises em quatro rios identificaram altos níveis de contaminação.

Entre as várias zonas alagadas, estão grandes áreas do complexo histórico de Ayutthaya, a antiga capital da Tailândia e patrimônio da humanidade desde 1991, situada a cerca de 100 quilômetros ao norte de Bangcok.

Estão inundadas 46 fábricas e o ministro da Saúde Pública indicou que os prejuízos estimados somam cerca de 2,4 mil milhões de euros, segundo o diário digital The Nation.