Queda da produção em agosto reflete menor dinamismo da indústria nos últimos meses, diz IBGE

04/10/2011 - 12h24

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A queda de 0,2% na produção industrial na passagem de julho para agosto reflete um quadro de “menor dinamismo” pelo qual a indústria brasileira vem passando nos últimos três meses, disse o pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) André Macedo. Ele é responsável pela Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (4) pelo IBGE.

Entre as categorias industriais, a queda mais acentuada foi percebida nos bens de consumo duráveis, que tiveram redução de 2,9% em sua produção de julho para agosto. Os bens de consumo semi e não duráveis tiveram queda de 0,9% e os intermediários, de 0,2%.

“Alguns setores mostram níveis de estoque acima do desejado e isso leva a indústria a mostrar um menor ritmo na sua produção. Há ainda outros fatores, como o volume de importações, que ajudam a entender o comportamento moderado que setores importantes da atividade industrial vêm mostrando nos últimos meses, como os bens intermediários e os bens de consumo semi e não duráveis”, destacou Macedo.

No período de junho a agosto, a queda acumulada da indústria geral chega a 0,4%. Apesar disso, a produção registrou altas na comparação de agosto deste ano com o mesmo período do ano passado (1,8%), no acumulado do ano (1,4%) e no acumulado dos 12 meses (2,3%).

Edição: Juliana Andrade