Pressionada pela crise, Grécia decide se demite 30% dos funcionários públicos do país

02/10/2011 - 13h38

Da Agência Lusa

Brasília - O primeiro-ministro grego, Georges Papandreou, convocou para hoje (1º) uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros para aprovar a redução de 30% do número de funcionários públicos e o Orçamento para 2012, com corte nas despesas do Estado grego. A reunião começou às 15h (horário local) e é considerada crucial pelos meios de comunicação, pois são esperadas decisões sobre as medidas de ajustamento.

A reunião ocorre depois de uma semana de negociações entre as autoridades gregas e a troika, composta por especialistas da Comissão Europeia, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Central Europeu. Segundo um comunicado dos líderes da troika, o aporte de 8 bilhões de euros, necessário para que o país consiga saldar os compromissos financeiros, depende de decisão dos parceiros da zona do euro, na reunião marcada para 13 de outubro.

Em uma entrevista publicada hoje no jornal grego To Vima, o ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, disse que esse apoio “está assegurado”. Segundo a televisão Mega, citada pela agência Efe, da Espanha, o acordo entre a troika e o governo inclui que "passem à reserva (sejam aposentados)" os funcionários públicos com mais de 60 anos, o que equivale, na prática, a uma reforma antecipada. Do total de 900 mil funcionários públicos, cerca de 43 mil encontram-se nessa categoria, segundo dados oficiais relativos ao ano passado.