País precisa produzir mais filmes infantis, diz Ziraldo

01/10/2011 - 19h04

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Brasil precisa ter uma política bem definida de apoio à cultura, disse hoje (1º) o cartunista Ziraldo, durante palestra no 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ele elogiou as políticas de incentivo desenvolvidas por outros países, que se refletem não só na qualidade das produções como também na formação de público. "Os chineses não querem ler. Eles querem é ver." Ziraldo se queixou ainda da falta de filmes infantis nesta nova fase do cinema brasileiro.

Artista gráfico, humorista, escritor de livros infantis, ilustrador, dramaturgo e jornalista, Ziraldo foi o primeiro cartunista brasileiro a ter uma revista em quadrinhos só dele, A Turma do Pererê. Foi a primeira revista infantil totalmente colorida editada no Brasil.

Ziraldo já teve dois de seus livros adaptados para o cinema. O primeiro, O Menino Maluquinho, rendeu os filmes Menino Maluquinho – O Filme, dirigido por Helvécio Ratton, e Menino Maluquinho 2 – A Aventura, dirigido Fernando Meirelles e Fabrizia Pinto.

O 44º Festival de Brasília incluiu na programação a adaptação do segundo livro de Ziraldo, Uma Professora Muito Maluquinha. O filme foi produzido entre 2009 e 2011 e tem a direção de André Alves Pinto e Cesar Rodrigues.

Edição: João Carlos Rodrigues