Situação prisional exige muita atenção, diz ministra dos Direitos Humanos

30/09/2011 - 19h55

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasill

Rio de Janeiro – A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse hoje (30) que uma das principais preocupações em sua área é a situação dos presídios no país. Ela participou da instalação do Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

“Hoje a situação prisional no Brasil exige muita atenção. O Ministério da Justiça e a Secretaria dos Direitos Humanos estão trabalhando de forma dedicada para oferecer ao país um plano específico sobre a situação dos presídios. E para contribuirmos com os estados ainda mais, no sentido do enfrentamento da superlotação e da violência.”

Maria do Rosário disse que os estados serão chamados a ajudarem. “É necessário que os governos estaduais façam sua parte, sobretudo na formação de pessoal especializado dentro dos presídios, enfrentando o tema das contratações precárias e emergenciais, que acabam prejudicando a existência de um corpo técnico mais adequado à condição de recuperação dos apenados.”

Mais cedo, a ministra anunciou em Brasília - durante encontro com o Subcomitê de Prevenção e Combate à Tortura das Nações Unidas - que o governo vai enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei estabelecendo o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. A iniciativa inclui uma comissão encarregada de inspecionar, sem aviso prévio, presídios, unidades de internações de jovens e instituições psiquiátricas.

 

Edição: Aécio Amado