Cuiabá investiga causas de surto de toxoplasmose

30/09/2011 - 12h59

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Secretaria de Saúde de Cuiabá (MT) investiga o que pode ter causado o surto de toxoplasmose na cidade. Até ontem (29), 30 casos haviam sido notificados – 18 deles foram confirmados e 12 estão em análise. Uma das hipóteses em estudo é que os doentes tenham consumido açaí contaminado pelo vírus Toxoplasma gondii.

A maioria das vítimas é homem adulto, mas há um caso confirmado em uma criança de 18 meses e outros quatro em adolescentes.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, todas as possibilidades estão sendo investigadas, mas não há pedido para que a população local interrompa o consumo do açaí.

A orientação é que as pessoas tenham apenas cuidado em relação à procedência do produto antes que ele seja consumido.

 Embora seja geralmente assintomática, a doença pode evoluir para manifestações sistêmicas graves – daí a necessidade de cuidados e controle. Os felinos, especialmente gatos, são os principais hospedeiros do vírus e suas fezes, a principal fonte de contaminação.

Os sintomas incluem febre, dor muscular, gânglios inchados no pescoço e na nuca, manchas avermelhadas no corpo e aumento do fígado e do baço. O tratamento é feito com antibióticos.
 


Edição: Lílian Beraldo