Secretaria de Segurança do Rio vai investigar sinais de riqueza de policiais militares

29/09/2011 - 21h59

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, anunciou hoje (29) que policiais militares passarão a ser investigados quanto a sinais aparentes de riqueza. O objetivo é combater casos de corrupção na tropa, verificando se a renda do policial é compatível com o padrão de vida que ele ostenta.

“Essa questão dos sinais aparentes de riqueza, nós estamos terminando uma resolução nesse sentido, para que possamos iniciar a possibilidade de trabalhar em cima disso”, disse o secretário, durante a apresentação do novo comandante da Polícia Militar, coronel Erir Costa Filho, que assumiu no lugar do coronel Mário Sergio Duarte.

Beltrame disse ainda que a política de segurança do governo estadual terá continuidade, nada será alterado. “Eu sei do tamanho da missão. Botar a cabeça em baixo da mesa e não fazer nada não é o meu perfil. Não estou aqui de passeio. Nem para ser mercador de ilusões. Estamos aqui para fazer um trabalho e acreditamos piamente no que fazemos.”

Recentemente, policiais que trabalhavam na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Fallet e Fogueteiro, na zona norte, foram flagrados com R$ 13 mil em dinheiro proveniente de propinas pagas pelos traficantes. Nas investigações feitas no 7º Batalhão de Polícia Militar de São Gonçalo, como parte do inquérito sobre a morte da juíza Patrícia Acioli, também foram descobertas ações ilegais das equipes policiais, na apreensão de mercadorias e no pagamento de dinheiro por traficantes.

Edição: Lana Cristina