Governo quer conversar com montadoras estrangeiras de carros que queiram produzir no Brasil

29/09/2011 - 16h42

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Embora não haja no momento previsão de alterar a medida que aumentou o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) de carros importados, o governo “está aberto” a propostas de fábricas estrangeiras que queiram se estabelecer no país, disse hoje (29) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

“O regime está pronto, funcionando. Algumas empresas que querem se estabelecer no Brasil têm nos procurado, sugerindo que alteremos os índices de nacionalização das empresas [que pretendem entrar no país]. Estamos abertos a propostas, sugestão, mas neste momento não estamos pensando em fazer mudanças [na medida que elevou o IPI para veículos importados]”, disse Pimentel, depois de participação da reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

O governo está disposto a conversar especialmente com as montadoras estrangeiras que queiram produzir carros com conteúdo nacional e investir em inovação tecnológica. “O governo está aberto a examinar qualquer proposta séria nessa direção”, assinalou Pimentel.

No último dia 15, o governo anunciou a elevação em 30 pontos percentuais da alíquota do imposto que incide sobre automóveis com alto percentual de conteúdo importado.

Edição: João Carlos Rodrigues