Apesar de modesto, desempenho da indústria surpreende Fiesp

29/09/2011 - 17h12

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O diretor adjunto do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Walter Sacca, disse hoje (29) que o desempenho da indústria de transformação paulista em agosto chegou a surpreender, porque as estimativas mostravam a indústria enfraquecida, sem resultados significativos. “Porém, a estimativa para o restante do ano é que vamos ter uma acomodação no crescimento da indústria, que está em 3,5%". Para ele, o setor vai fechar o ano com  uma taxa ligeiramente inferior.

Segundo o Indicador de Nível de Atividade (INA), a indústria paulista cresceu 0,8% em agosto, na comparação com o mês anterior, com ajustes sazonais. Na comparação com agosto de 2010, o INA cresceu 3%. No acumulado do ano, houve elevação de 2,6% e, em 12 meses, de 3,1%. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), com ajuste sazonal em agosto, ficou em 82,6 pontos, o mesmo nível de julho.

Entre os setores, os destaques foram para celulose, papel e produtos de papel que registrou queda de 0,9%. Na comparação com agosto do ano passado, a queda foi 5,9%. No acumulado do ano, -2,1% e, no acumulado dos 12 meses, -0,8%.

Minerais não metálicos registraram alta de 1,5% com ajuste sazonal. Na comparação com agosto de 2010, a elevação foi 6,4%. De janeiro a agosto, o setor cresceu 3,6% e, no acumulado de 12 meses, 3,8%. O setor de metalurgia básica cresceu 1,2% com ajuste sazonal, mas acumula queda de 0,9% no ano e de 1,5% no período de 12 meses terminado em agosto.

Sacca disse que a indústria fica receosa com os reflexos do agravamento da crise econômica mundial. “Temos esperança de que passaremos incólumes, e estamos convictos de que os efeitos do que fatalmente está para acontecer aqui serão menores do que na Europa e Estados Unidos”.

O Sensor, pesquisa da Fiesp que avalia as expectativas da indústria, indicou para setembro o valor de 48,9, número aproximado ao de agosto (48,5). Segundo Sacca, índices abaixo de 50 indicam expectativa negativa. “Como o Sensor estava abaixo de 50 no mês passado, [o resultado deste mês] indica estabilidade. Entretanto, nos meses anteriores, o Sensor ficou sempre acima de 50”. O mercado ficou em 54,5, as vendas em 49,4, o estoque em 38,1, o emprego em 47 e os investimentos em 52,4.

Edição: Vinicius Doria