Obama confirma indicação de Jacobson para Subsecretaria do Hemisfério Ocidental

28/09/2011 - 7h26

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou a indicação de Roberta Jacobson para o cargo de subsecretária de Estado para o Hemisfério Ocidental. Jacobson já ocupa o cargo há mais de dois meses em substituição a Arturo Valenzuela.

A indicação, no entanto, precisa ser aprovada pelo Congresso norte-americano. Valenzuela deixou o Departamento de Estado depois de dois anos, para retomar a função de professor na Universidade de Georgetown.

Em agosto, o governo norte-americano pediu que o embaixador no Brasil, Thomas Shannon, deixasse temporariamente o posto em Brasília para assumir interinamente a função de subsecretário de Estado para Assuntos Políticos. Na função, ele supervisiona, entre outros departamentos, o Subsecretariado adjunto para a América Latina.

O cargo exercido temporariamente por Shannon era ocupado por Bill Burns, que com mais de 30 anos de experiência em diferentes funções do governo, foi nomeado subsecretário de Estado e passou a ser o segundo da secretária de Estado, Hillary Clinton.

O Subsecretariado de Estado para Assuntos Políticos é responsável pelos assuntos regionais e bilaterais e se encarrega de supervisionar os escritórios regionais, como o Subsecretariado de Estado adjunto para a América Latina, cargo que Shannon ocupou entre 2003 e 2009.

*Com informações da BBC Brasil.//Edição: Graça Adjuto