Leilão de energia nova tem 370 projetos que podem ampliar parque gerador brasileiro em mais de 20%

28/09/2011 - 16h31

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 370 projetos de geração podem disputar o leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), marcado para o dia 20 de dezembro, para atender ao mercado nacional a partir de 2016. Segundo nota divulgada hoje (28) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no Rio de Janeiro, os empreendimentos já cadastrados somam 24,2 mil megawatts (MW) de capacidade, pouco mais de 21% da capacidade total instalada atualmente no país.

Quase 80% dos projetos são voltados à geração de energia a partir de parques eólicos. Mas, considerando o volume de energia inscrito, o gás natural foi a fonte com maior potencial ofertado (53% do total da capacidade de produção). As outras fontes cadastradas foram biomassa a partir, principalmente, da queima de bagaço de cana e cavaco de madeira, e hidráulica, para usinas hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).

Os empreendimentos hidrelétricos cadastrados, por exemplo, somam oferta de 2,4 mil megawatts. Neste total, está prevista a ampliação de quatro usinas hidrelétricas e a construção de dez barragens, que ainda terão concessões licitadas, como São Manoel (em Teles Pires, abrangendo Mato Grosso e Pará), com oferta de 700 MW, Sinop (também em Teles Pires, Mato Grosso), com oferta de 400 MW, e usinas sem perspectiva de obtenção de licença ambiental prévia para o leilão, como Riacho Seco (entre Bahia e Pernambuco), com potencial de 276 MW.

O maior número de projetos é para empreendimentos no Rio Grande do Sul, mas foi o Rio de Janeiro o estado que registrou maior oferta de energia entre todos os projetos inscritos, superando 3 mil MW.

De acordo com a nota, a EPE ainda vai analisar a documentação dos interessados para efetivar a habilitação dos projetos que estiverem com a papelada em ordem.

Edição: Vinicius Doria