Produção de etanol caiu 31% até a primeira quinzena deste mês

27/09/2011 - 19h05

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A produção de etanol caiu, até a primeira quinzena deste mês, 31,1% em comparação com o mesmo período de 2010. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), foram produzidos 9,47 bilhões de litros do combustível neste ano, com forte retração em relação aos 13,75 bilhões de litros destilados até os primeiros quinze dias de setembro da safra anterior.

A queda acompanha a redução da moagem, que alcançou até a metade do mês 375,14 milhões de toneladas, resultado 10,18% inferior ao registrado no ano passado. Além da diferença provocada pela produção 42 milhões de toneladas menor, a qualidade da matéria-prima também caiu. A quantidade de açúcares totais recuperáveis (ATR) diminuiu 3,63% e ficou em 134,51 quilos por tonelada.

A produção de açúcar também apresentou redução, tendo como resultado 23,13 milhões de toneladas desde o início da safra, e registra retração de 8,01% em comparação ao ano passado. Da matéria-prima processada até a primeira quinzena de setembro, 51,9% foram destinados ao refino de açúcar.

Os resultados estão dentro do previsto, de acordo com o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues. “As produções de etanol e de açúcar seguem o ritmo esperado, dado o cenário atual de baixa produtividade agrícola. A produção de etanol anidro continua a ser priorizada.”

O etanol anidro, usado na mistura com a gasolina, teve um crescimento na produção de 16,37% até a primeira metade de setembro, com a destilação de 5,9 bilhões de litros.

Edição: João Carlos Rodrigues