Assentamentos rurais do Rio vão receber recursos para incentivar o desenvolvimento sustentável

26/09/2011 - 21h49

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Duas mil famílias que vivem em assentamentos rurais de nove municípios fluminenses serão beneficiadas com investimentos de mais de R$ 7 milhões. De acordo com a Secretaria de Habitação do Estado Rio de Janeiro, a medida tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável. Os produtores serão contemplados com 150 equipamentos entre veículos e maquinários agrícolas, tratores, insumos para as atividades agrícolas e piscicultura.

Os incentivos integram um termo de cooperação técnica realizado entre o Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro (Iterj) e as associações de produtores dos assentamentos de comunidades rurais. Ao todo 20 assentamentos dos municípios de São Gonçalo, Magé, Italva, Mangaratiba, Paracambi, Japeri, Miguel Pereira, Nova Iguaçu e Petrópolis serão atingidos pela iniciativa.

De acordo com o secretário de Habitação, Leonardo Picciani, o atendimento a essas famílias permite o acesso do agricultor à moradia formal e à terra sustentável, “onde não basta o morador ter a terra e não conseguir produzir. O projeto atende a pequenos produtores que vivem em comunidades regularizadas ou em processo de regularização fundiária”.

 

Edição: Aécio Amado