Bolsas asiáticas despencam pelo segundo dia seguido

23/09/2011 - 11h19

Da BBC Brasil

Brasília - As bolsas asiáticas voltaram a despencar hoje (23), enquanto o dólar subiu em meio a temores de que a economia global esteja à beira da recessão.

Após as fortes quedas de ontem (22) na Europa e nos Estados Unidos, tendência que também levou a Bovespa a apresentar a terceira pior queda do ano, o G20 disse estar preparado para preservar a estabilidade nos mercados financeiros.

Ainda assim, o índice Kospi, da Coreia do Sul, caiu 5,7%, enquanto o ASX da Austrália fechou em -1,6%. A bolsa de Tóquio não funcionou devido a um feriado.

O nervosismo do mercado voltou a aumentar depois que o Banco Central norte-americano fez um alerta sobre as perspectivas negativas da economia nos Estados Unidos, na última quarta-feira (21).

Uma série de declarações negativas sobre o crescimento global, principalmente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), intensificaram ainda mais o clima de pessimismo.

Ontem, a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, disse que a situação econômica global está chegando a "um lugar perigoso", enquanto o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse acreditar que o mundo está em uma "zona de perigo".