Para conter a alta do dólar, BC vende US$ 2,7 bilhões no mercado futuro

22/09/2011 - 13h24

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Banco Central (BC) leiloou 55.075 contratos de swap cambial, menos da metade do total de 112.290 que estava disposto a firmar. Essas operações equivalem à venda de dólares no mercado futuro. O valor total ficou em US$ 2,7 bilhões.

As operações de swap cambial foram divididas em quatro lotes, com vencimentos nos dias 3 de outubro, 1º de novembro, 1º de dezembro e 2 de janeiro de 2012. Essa foi a primeira vez, desde 26 de junho de 2009, em que o BC fez esse tipo de operação.

O BC, em nota, informou que poderá voltar a atuar nos mercados de câmbio, a qualquer momento, “de modo a assegurar condições apropriadas de liquidez" nos referidos mercados.

Com a alta do dólar, ontem (21) o Banco Central desistiu de realizar operação de operação de swap cambial reverso, o que equivale à compra de dólares no mercado futuro. A operação seria para rolagem de vencimento do próximo dia 1º de outubro.

No último dia 14, o BC também interrompeu as compras da moeda norte-americana no mercado à vista, como vinha fazendo em todos os dias úteis.

Edição: Juliana Andrade//Matéria alterada para ajuste de informação às 15h50