Hemorio faz campanha para incentivar doação de medula óssea

22/09/2011 - 17h14

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) promove hoje (22) na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, região metropolitana do Rio, a coleta de sangue para o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A ação visa a incentivar a população a doar sangue e aumentar o cadastro do banco.

Embora ocupe a terceira posição no ranking mundial de doadores cadastrados no banco de medula óssea, o Brasil ainda enfrenta dificuldade na hora de encontrar algum doador compatível, disse a chefe do setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio, Neusimar Carvalho. Segundo ela, a chance de descobrir um doador combatível no país é de um para 100 mil e no mundo, de um em cada milhão.

Para se cadastrar para a doação de medula óssea, a pessoa precisa ter entre 18 e 55 anos, estar bem de saúde e apresentar um documento original de identidade.

O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) tem, atualmente, 2,4 milhões de cadastrados. Entre 2006 e 2010 foram feitos 683 transplantes com material dos doadores voluntários. Cerca de 1,2 mil pacientes estão na fila em busca de doador. As informações são do Instituto Nacional do Câncer (Inca), responsável pelo Redome desde 1998.

Edição: João Carlos Rodrigues