Embates entre oposição e forças leais a Khadafi diminuíram, diz Otan

22/09/2011 - 10h17

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O comandante terrestre na Líbia da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mustafa Ben Dardef, disse hoje (22) que a oposição e as forças leais ao presidente líbio, Muammar Khadafi, reduziram os embates em Syrte. A cidade é considerada um dos polos de resistência à oposição.

"Nós paramos o combate durante uma semana. Estamos com falta de munições", disse Dardef, referindo-se também à parceria com o Conselho de Transição (CNT, órgão da oposição). Segundo ele, o objetivo é ampliar a segurança em terra.

Nos últimos dias, houve combates violentos, na região de Sultana, próxima a Syrte, entre a oposição e forças leais a Khadafi. Paralelamente, o CNT conseguiu o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) às suas ações e promete em dez dias pôr em prática um governo provisório na Líbia.

Khadafi está desaparecido desde que a oposição avançou sobre as principais cidades líbias. No entanto, interlocutores de Khadafi dizem que ele está em território líbio e pretende resistir, sem fugir para o exterior.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade