Estudo da Conab sobre agronegócio brasileiro projeta dificuldades para cana-de-açúcar

21/09/2011 - 21h02

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) disponibilizou hoje (21) em sua página na internet o estudo de prospecção do mercado agropecuário para a safra 2011/2012. O estudo avalia a situação dos principais produtos do agronegócio brasileiro, constrói cenários para o mercado nacional e internacional e projeta níveis de produção e de preços.

Os técnicos da Conab avaliaram, por exemplo, que a oferta limitada de subprodutos da cana-de-açúcar, como açúcar e etanol, decorre da falta de investimentos na ampliação do parque produtor. O estudo também faz projeções para milho, soja, algodão, arroz, carne, feijão, leite, mandioca, sorgo e trigo, com informações sobre custos de produção, cotações locais e internacionais e a situação dos estoques e do consumo mundiais.

Na apresentação da pesquisa, o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, disse que os estudos foram feitos em um cenário de incertezas e de mudanças mundiais, ainda consequência da crise internacional que teve início em 2008. Apesar disso, o “forte redirecionamento” do capital estrangeiro aos países emergentes tende a beneficiar o agronegócio nacional, estimulando o crescimento da produção.

Existem, no entanto, segundo Porto, alguns fatores críticos para o sucesso da produção brasileira, como atipicidades climáticas e falta de infraestrutura logística, que “continuam determinantes para a redução da produtividade, da eficiência operacional e, consequentemente, da competitividade do produtor agrícola nacional”.

Edição: Vinicius Doria