General ligado a Khadafi é capturado pela oposição na Líbia

20/09/2011 - 8h45

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O general  Belgacem Al Abaaj, chefe do Serviço Secreto do governo de Muammar Khadafi, foi capturado ontem (19)  pelas forças de oposição. As informações são do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, que está sob comando da oposição a Khadafi e é responsável pelo controle da maior parte do país.

Mohamed Wardougou, um dos líderes oposicionistas, disse que Abaaj foi capturado por volta das 17h (horário local) na região de Al Khofra, entre as vilas Sebha e Oum Alaraneb. Segundo Wardougou, o general estava acompanhado por parentes.

De acordo com informações da oposição, o general é suspeito de diversos crimes, principalmente no Sul do país. Também é acusado de comandar operações de sabotagem de poços de petróleo. Segundo Wardougou, mais de 300 homens ligados a Kadhafi escaparam do país.

A oposição ainda busca pelo líder líbio. Desde que os oposicionistas tomaram a capital Trípoli, ele está desaparecido. Pessoas ligadas a Khadafi informam que ele está na Líbia e não pretende deixar o país. Porém, a mulher e três filhos pediram abrigo ao governo do Níger, onde permanecem.

Wardougou apelou, no entanto, para que os líderes da França, do Reino Unido e dos Estados Unidos colaborem com ajuda humanitária para a população do Sul da Líbia. Segundo ele, os moradores da região sofrem com a falta de água potável, de eletricidade, de medicamentos e alimentos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.//Edição: Graça Adjuto