Rio conta com os moradores para evitar epidemia de dengue no próximo verão

19/09/2011 - 20h58

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro- Para impedir uma nova epidemia de dengue no próximo verão, especialistas do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lançaram, hoje (19), a campanha 10 Minutos Contra a Dengue. A iniciativa tem o objetivo de alertar os municípios e a população para agir de modo preventivo e controlar a doença, dedicando dez minutos por semana a ações preventivas, como eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Secretarias de diferentes áreas, como educação, obras e meio ambiente vêm desenvolvendo ações de conscientização e combate aos focos do mosquito. A Subsecretaria de Vigilância em Saúde passou a fazer reuniões semanais, desde março, para monitorar a situação dos 92 municípios do estado. Esse modelo de combate a dengue foi inspirado em uma experiência feita em Cingapura e vai até quarta-feira (21).

No relatório sobre a dengue, divulgado na semana passada, 130 pessoas morreram da doença do início do ano até agora, 50 somente no munícipio do Rio. No estado, foram notificados mais de 150 mil casos. “Estamos propondo aos municípios a mudança do horário de trabalho dos agentes de saúde para que encontrem os moradores em casa à noite e nos fins de semana. Outro reforço é na capacitação dos profissionais de saúde para que cumpram o protocolo de manejo clínico adequadamente”, explicou o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.

Os agentes de saúde municipais irão entregar o guia 10 Minutos Contra a Dengue nas visitas às casas dos cariocas e fluminenses. O guia ensina que é fundamental fazer a limpeza de calhas, usar areia nos pratinhos de plantas, desobstruir ralos, guardar garrafas e baldes virados para baixo e vedar caixas d’água.

Edição: Vinicius Doria