Portugal prepara plano de privatizações e quer atrair empresas brasileiras

19/09/2011 - 17h40

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O ministro de Economia e de Emprego de Portugal, Álvaro Santos Pereira, disse hoje (19) que o governo português deve anunciar, nos próximos dias, as medidas de privatização que integram o plano nacional para contornar a crise econômica portuguesa. As regras iniciais valerão para as empresas EDP Energias de Portugal e Rede Elétrica Nacional (REN).

De acordo com o ministro português, a intenção é vender 20,9% das ações da EDP e 51% REN. Também é intenção do governo português vender de 7% da Galp Energia e 100% da empresa aérea TAP Portugal. No caso da Águas de Portugal, o montante da participação a ser ofertada ainda será definida.

Pereira disse que apesar da crise a oportunidade de investimento deve ser aproveitada.“É verdade que existe uma redução de crescimento da economia mundial. É verdade que na Europa existe uma crise importante. Mas achamos que nas crises existem grandes oportunidades”.

O ministro português falou hoje à empresários brasileiros na Federação das Indústrias do Estado de São paulo (Fiesp). Pelas projeções dele, a economia de Portugal voltará a ser mais dinâmica até 2013. “Estou confiante de que Portugal e toda a Europa saberão resolver os seus problemas. A Europa, historicamente, sempre soube sair de crises”.

Para o presidente da entidade, Paulo Skaf, as parcerias podem ser vantajosas para o Brasil. “Lá os ativos não estão caros por causa da crise, então isso é bom”.

Segundo Skaf, os dois países voltarão a discutir o tema, em outubro, quando uma missão empresarial brasileira deverá seguir para Portugal. Entre as áreas de interesse está a construção civil.

 

O texto foi alterado para correção de informações
Edição: Rivadavia Severo