Obras suspendem voos em aeroporto de Curitiba

19/09/2011 - 12h46

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - O Aeroporto Internacional Afonso Pena terá as atividades suspensas em determinadas horas do dia para obras nas pistas. A partir de hoje (19), o terminal, na região metropolitana de Curitiba, ficará fechado de segunda-feira aos sábados, entre as 0h15 e as 6h15, e das 20h15 dos sábados até as 12h15 de todos os domingos. Serão nove meses de obra de recapeamento da pista principal de pousos e decolagens e substituição do sistema de luzes para a instalação do ILS categoria 3 – aparelho que auxilia as atividades quando houver neblina na região.

Transitam pelo Afonso Pena entre 18 mil e 20 mil passageiros diariamente, em cerca de 240 voos. A orientação é que as pessoas que compraram passagens para esses horários procurem as empresas aéreas para readequar os embarques. A obra será suspensa durante feriados prolongados e festividades de final de ano.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) está com uma campanha no aeroporto, divulgando os horários de interdição. Foram instalados painéis em alguns pontos do saguão de embarque. Também estão sendo feitos avisos sonoros.

Ainda não há um número exato de voos que deverão ser remanejados. De acordo com a empresa, o movimento nesta madrugada foi tranquilo. Equipes que permaneceram de plantão no saguão do aeroporto e também que trabalharam nas pistas não tiveram problemas.

No próximos nove meses, serão feitas outras obras, como a ampliação do estacionamento de 670 vagas para 2,2 mil vagas. A previsão é que sejam gastos cerca de R$ 80 milhões nas obras do Afonso Pena. As adequações fazem parte do Programa de Aceleração da Crescimento (PAC) da Copa, exceto a de ampliação do estacionamento, orçada em R$ 10,9 milhões.

Edição: Talita Cavalcante