Número de passageiros de avião deve crescer 20% no verão, prevê ministro da Aviação Civil

19/09/2011 - 19h32

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O número de passageiros nos aeroportos brasileiros durante o verão, a alta temporada do turismo, deverá ter um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passada. A estimativa foi divulgada hoje (19) pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, durante o 29º Encontro Econômico Brasil-Alemanha. De janeiro a julho deste ano, o setor também cresceu 20%.

“De janeiro a julho, em relação ao mesmo período do ano passado, o Brasil cresceu 20% e a China, 7,8%”, comparou Bittencourt. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 155 milhões de brasileiros passaram pelos aeroportos do país em todo o ano passado.

Apesar do forte aumento, ele disse que não há preocupação com gargalos que possam atrapalhar os embarques e desembarques no verão. "Não [me preocupa], porque estamos nos preparando para isso. Já tivemos várias reuniões com as companhias aéreas, com a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], com a Infraero e com o Dcea [Departamento de Controle do Espaço Aéreo] para nos prepararmos para essa época. Teremos outra reunião no mês que vem.” Segundo ele, a melhoria de gestão nos aeroportos é um trabalho conjunto voltado ao bom atendimento dos passageiros.

De acordo com o ministro, todos os agentes do setor podem aprimorar sua atuação. “O que todos podemos fazer é melhorar. As companhias aéreas podem planejar melhor os voos, nós podemos planejarmos melhor a operação dos aeroportos. Todas as medidas serão tomadas e os aeroportos estarão tranquilos no final do ano.”

Bittencourt assinalou ainda que há alternativas para implementar no país, incluindo o uso de hidroaviões, que pousam na água e são úteis especialmente em regiões de difícil acesso. “Todas as alternativas devem ser estudadas. Não se deve excluir nada. Há regiões distantes, com florestas. No Canadá se pousa em lagos. São ideias, não são propostas objetivas ainda."

Edição: João Carlos Rodrigues