Noruega amplia em dois meses período de prisão de atirador que matou 77 pessoas

19/09/2011 - 13h16

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Tribunal de Oslo, na Noruega, ampliou hoje (19) em dois meses o período da prisão temporária de Anders Behring Breivik, de 32 anos. Ele assumiu ser o responsável pelos atentados que provocaram a morte de 77 pessoas, em 22 julho deste ano. A juíza Anne Margreth Lund determinou ainda que Breivik permaneça em total isolamento para evitar que eventuais contatos com colaboradores prejudiquem as investigações.

Em julho, Breivik explodiu um carro-bomba na rua onde ficam a sede do governo federal, o Ministério das Finanças e o do Petróleo. Depois, ele seguiu em direção à Ilha de Utoya, onde matou a tiros 69 pessoas, que participavam de um encontro de verão da Juventude Trabalhista. Pelas investigações policiais, Breivik mantinha ligações com a extrema-direita e chegou até a escrever em um manifesto contra o multiculturalismo ocidental.

Os crimes chocaram a Noruega e o mundo, pois os noruegueses têm uma tradição de cultura pacífica. Na semana passada, a polícia do país divulgou imagens que mostram Breivik se preparando para os atos. Nas imagens, ele aparece usando roupas e equipamentos policiais, como capacete e armas.

Breivik está preso em uma penitenciária considerada modelo internacional. O norueguês confessou ser o autor dos atentados. Segundo ele, os atos foram cometidos na tentativa de proteger e salvar a Noruega e a Europa.


*Com informações da BBC Brasil // Edição: Juliana Andrade