Com obras do Estádio Nacional avançadas, Brasília também faz festa pelos mil dias que faltam para a Copa

16/09/2011 - 17h01

Da Agência Brasil

Brasília - Candidata a sediar o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, Brasília também preparou, hoje (16), uma festa para marcar os mil dias que faltam para o início da competição. Cerca de 100 artistas populares e grafiteiros passaram o dia pintando os mais de 1,2 mil metros de tapumes que isolam as obras da reforma do Estádio Nacional de Brasília. À noite, no estacionamento do estádio, estão programados shows com Daniela Mercury, Cládia Leitte, banda Restart e músicos brasilienses. A festa custou R$ 1,5 milhão aos cofres do governo do Distrito Federal (GDF).

Os grafiteiros receberam, pela manhã, a visita do governador Agnelo Queiroz, que confirmou que o estádio de Brasília deverá ser um  dos primeiros a ficar prontos para a Copa. A previsão é que a reforma termine em 31 de dezembro do ano que vem, meio ano antes da Copa das Confederações de 2013, evento preparatório da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que reunirá as seleções campeãs de cada um dos cinco continentes, além da seleção brasileira.

“Já reafirmei nossa candidatura [para receber o jogo de abertura do Mundial] e a primeira definição da Fifa será sobre a Copa das Confederações, que ocorre um ano antes. Eu já disse que estamos prontos, vamos entregar o estádio na data adequada e todas as intervenções de mobilidade urbana, de aeroporto e de hotéis”, assegurou o governador.

Sobre os custos da festa, Queiroz disse que fazem parte do investimento de uma cidade que está se preparando para receber um dos maiores eventos do mundo. “Aqui não é gasto, é investimento que estamos fazendo. Todo o esforço é para testar as nossas estruturas. Nesse evento, teremos testes de segurança e varias iniciativas, como iluminação destacada, que vão ajudar a mostrar a nossa cidade”.

O governador anunciou também que o entorno do estádio, o Parque da Cidade e a Rodoviária do Plano Piloto são os prieiros locais do Distrito Federal atendidos por uma rede gratuita de banda larga sem fio para acesso à internet. O sinal, de 2 gigabytes, já estará disponível para o público que for aos shows desta noite. “Vai ser a primeira capital a ter cobertura total de banda larga”, disse o governador. Ele quer que o público aproveite a banda larga grátis para enviar às redes sociais mensagens de apoio à cidade, que deseja receber o jogo de abertura da Copa de 2014.

Edição: Vinicius Doria