Gastão Vieira tem perfil adequado para assumir Turismo, diz Vaccarezza

15/09/2011 - 14h52

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), considerou adequada a escolha do deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) para o Ministério do Turismo no lugar de Pedro Novais, que deixou o cargo depois de denúncias de uso irregular de dinheiro público. "Ele tem o perfil adequado. É um deputado respeitado na Casa e tem capacidade política", disse.

Quanto a Pedro Novais, Vaccarezza disse que as denúncias não são referentes ao período em que ele ficou à frente do ministério e que, portanto, não causaram prejuízos ao governo. “Ontem, dia em que o ministro saiu, votamos três medidas provisórias”, exemplificou.

A ideia, segundo Vaccarezza, é votar, na semana que vem, a regulamentação da Emenda 29 que garante mais recursos para a saúde. O texto será votado sem a fonte de financiamento. A definição da origem dos recursos será discutida posteriormente.

O projeto que cria a Comissão da Verdade também poderá entrar na pauta de votações da próxima semana. O objetivo é aprovar o texto com quase unanimidade na Casa. “Conseguiremos reunir mais de 480 deputados”, disse Vaccarezza.

A Comissão da Verdade tem como objetivo esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988. O projeto também autoriza acesso aos arquivos da ditadura militar.

Vaccarezza, no entanto, evitou falar sobre o projeto da Mesa Diretora que garante aumento de 60% aos servidores da Casa. “Como líder do governo, é prudente que eu não comente”, disse.

Edição: Talita Cavalcante