Gastão Vieira diz que vai trabalhar para recompor orçamento do Ministério do Turismo

15/09/2011 - 18h57

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Buscar mais recursos para o Ministério do Turismo que, segundo o futuro ministro Gastão Vieira, teve o orçamento amplamente contingenciado, será uma de suas principais tarefas à frente da pasta. “O orçamento [Ministério] do Turismo foi bastante contingenciado, então uma tarefa do novo ministro será certamente buscar mais recursos para recompor o orçamento”, disse hoje (15), ao deixar o Fórum Nacional do PMDB.

As denúncias de corrupção que envolvem o ministério, que este ano foi alvo de operação da Polícia Federal, também foram comentadas hoje (15) pelo futuro ministro. “O problema de corrupção está sendo apurado pelos órgãos competentes e a recomendação dos órgãos será claramente adotadas”.

A Operação Voucher, da Polícia Federal, que investigou convênios do ministério com uma empresa responsável por promover cursos de capacitação de mão de obra no Amapá. A operação resultou na prisão e afastamento de 36 servidores do órgão, inclusive o então secretário executivo da pasta Frederico da Silva Costa.

O futuro ministro voltou a dizer que, a pedido da presidenta Dilma Rousseff, uma das prioridades que terá em sua gestão será a preparação para a Copa do Mundo de 2014. “Aliás, é um papel do ministério e ele precisa exercê-lo para que possamos mais rapidamente vencer as dificuldades que aqui ou ali estão sendo apontadas”.

Gastão Vieira passou toda a manhã de hoje no Ministério do Turismo reunido com o ex-ministro Pedro Novais para conhecer detalhes do funcionamento da pasta. Novais pediu demissão do cargo na noite de ontem (14) pressionado pelas denúncias de uso indevido de dinheiro público.

A posse do novo ministro está prevista para amanhã (16), em cerimônia no Palácio do Planalto.

 

Edição: Aécio Amado