Petrobras testará ainda este ano tecnologia para aumentar produção de petróleo em águas profundas

14/09/2011 - 19h15

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, disse hoje (14) que a estatal testará até o fim do ano tecnologias que aumentarão capacidade de produção das plataformas de petróleo.

Uma das tecnologias citadas por Barbassa faz a separação submarina da água e do óleo, com a reinjeção de água, possibilitando o aumento da produção e da relação custo/produção das unidades.

"Muitas das nossas plataformas hoje são limitadas pelo volume processado, que é uma mistura de óleo e água. Tomemos como exemplo uma plataforma que tenha capacidade para processar 180 mil barris diários de petróleo: se a água corresponder a 50% desse volume, a real capacidade cairá para 90 mil barris de petróleo por dia”, disse. “Fazendo a separação no fundo do mar e a reinjeção da água, só levaremos petróleo para a plataforma, aumentando sua capacidade", completou.

Segundo Barbassa, essa tecnologia está com protótipo pronto. “É uma grande oportunidade. Isso diminuiria até o custo de construção de uma plataforma, pois reduziria seu tamanho", disse.

 

Edição: Aécio Amado