OMS elabora plano para conter tuberculose na Europa

14/09/2011 - 11h54

Da BBC Brasil

Brasília – A Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um plano para tentar conter casos de um tipo de tuberculose resistente a medicamentos em 53 países europeus. O problema é considerado “alarmante” pela instituição.

A infecção é maior no Leste da Europa. No Oeste do continente, Londres tem o maior índice de ocorrências da doença entre as capitais.

O plano pretende aumentar os diagnósticos e os acessos a tratamentos. Especialistas acreditam que ele tenha o potencial de economizar 120 mil vidas, além de vários bilhões de dólares, até 2015.

A OMS estima que há 81 mil casos do tipo resistente de tuberculose por ano na Europa, embora muitos países apresentem falhas nos diagnósticos.

A Rússia, a Ucrânia e o Azerbaijão estão entre os países com a maior incidência da doença. Os casos de tuberculose na Grã-Bretanha estão concentrados nas grandes cidades. Há 3.500 casos em Londres por ano.

A tuberculose é uma infecção contraída pelo ar que, embora tenha tratamento, ainda é fatal em cerca de 7% dos casos. Quase metade dos pacientes que contraem a forma resistente a medicamentos da doença acabam morrendo.

No Brasil, segundo dados do governo federal, a tuberculose é a terceira causa de mortes por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com Aids.

A OMS elogiou o serviço britânico para tratar da doença, que utiliza uma van com equipamento portátil de raio-X para examinar moradores de rua e dependentes de drogas.

"Todos nós podemos estar expostos [à tuberculose], e não apenas as populações vulneráveis, como os imigrantes e os prisioneiros", disse Ogtay Gozalov, do escritório europeu da OMS. "Se os Estados-membros não agirem agora, pode haver uma situação dramática no futuro."