Forças afegãs matam insurgentes após 19 horas de combates

14/09/2011 - 11h33

Da BBC Brasil

Brasília – Forças afegãs disseram ter matado na manhã de hoje (14) os últimos insurgentes responsáveis por uma série de ataques contra a Embaixada dos Estados Unidos, o quartel-general da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e prédios da polícia em Cabul.

Quase 19 horas depois do início dos combates, as autoridades do país afirmaram ter derrotado os últimos militantes que usavam um prédio em construção como base para os atentados.

Ao menos quatro policiais, dois civis e nove insurgentes podem ter sido mortos nos ataques, que acontecem ao mesmo tempo em que as tropas estrangeiras começam a se retirar do Afeganistão. Segundo a Otan e os Estados Unidos, nenhum de seus funcionários está entre os mortos.

O Talibã assumiu a autoria dos ataques de ontem (13), mas autoridades afegãs culpam a rede Haqqani, um grupo insurgente ligado ao Talibã, que opera de forma independente.

Na madrugada de hoje, as forças afegãs ainda combatiam os militantes dentro do prédio em construção que tem vista para o bairro diplomático da capital afegã.

Helicópteros militares americanos e afegãos foram utilizados na operação, enquanto agentes de inteligência coletavam provas nos primeiros andares do prédio na tentativa de descobrir como o ataque foi planejado e conduzido.