Dengue matou 130 pessoas no estado do Rio de Janeiro neste ano

14/09/2011 - 22h51

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Apesar da queda no número de casos de dengue, 130 pessoas já morreram vítimas da doença desde o início do ano no estado do Rio de Janeiro. O relatório, divulgado hoje (14) pela Secretaria estadual de Saúde, informa que de 2 de janeiro a 10 de setembro deste ano, foram notificados 156.541 de pessoas picadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo o relatório, os números vêm caindo gradativamente. O pico da dengue foi em abril com o registro de 51.732 casos.

O município do Rio de Janeiro foi à cidade com maior número de mortes, 50 vítimas e mais de 46 mil casos notificados até agora.

Preocupado com uma epidemia de dengue no próximo verão, o governo do estado anunciou ontem (13) uma série de medidas para conter o avanço da doença em 2012.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, destacou que uma das áreas mais preocupantes é a região serrana, onde a tragédia do temporal de janeiro, pode ter facilitado o surgimento de novos criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Côrtes marcou um encontro para a próxima segunda-feira (19) com os 92 prefeitos fluminenses, no qual o estado pedirá que cada cidade elabore um plano de contingência para evitar o alastramento da dengue.
 

Edição: Rivadavia Severo