Aumento da umidade diminui queimadas no Distrito Federal, segundo o Corpo de Bombeiros

14/09/2011 - 20h08

Da Agência Brasil
 

Brasília – O número de queimadas no Distrito Federal (DF) diminuiu hoje (14) em comparação aos últimos dias. De acordo com o Corpo de Bombeiros, existem apenas sete focos de incêndio na região. Para a corporação, a diminuição deve-se ao aumento da umidade relativa do ar que hoje chegou a 23% - diferentemente dos dias anteriores cuja média foi de 15%. A temperatura média ficou em torno de 29 graus Celsius (ºC).

A diminuição, no entanto, não significa a suspensão do alerta e monitoramento das queimadas em toda região do DF. A atenção dos bombeiros está voltada principalmente para o Parque Nacional de Brasília e o Jardim Botânico – regiões que mantêm espécies vegetais e animais do cerrado. Os locais onde as queimadas persistem são as cidades-satélites de São Sebastião, Sobradinho, Estrutural e Brazlândia, além dos bairros da Asa Sul – próximo ao setor das embaixadas – e o Park Way, em Brasília.

Ontem (13), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que a Polícia Federal vai rastrear seis áreas de conservação ambiental do DF. Técnicos do instituto suspeitam que nestes locais as queimadas foram provocadas criminosamente. O incêndio na Floresta Nacional de Brasília é um dos alvos da investigação.

 

Edição: Aécio Amado