Associação pede apoio da Câmara para acompanhar processo contra pilotos americanos

14/09/2011 - 15h24

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Associação dos Familiares e Amigos do Voo 1907 se reuniu hoje (14) com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), para pedir o apoio da Comissão de Relações Exteriores no acompanhamento do processo que o grupo move contra os dois pilotos norte-americanos do jato Legacy.

Jean Paul Paladino e Joseph Lepore foram condenados a quatro anos em regime semiaberto. A pena depois foi convertida em prestação de serviços comunitários. “Queremos uma pena maior e que o brevê seja cassado definitivamente”, explicou Rosane Amorim Gutjahr, integrante da comissão. “E precisamos saber se a pena vai ser cumprida efetivamente nos Estados Unidos”, acrescentou.

Rosane disse que o processo não envolve questões financeiras, mas morais. “Eu recebi os restos do meu marido, morto no acidente, dentro de um saco de lixo. Não pude nem abrir o caixão por causa disso. O que queremos é a punição dos culpados”.

No dia 29 de setembro, o acidente completa cinco anos. O voo 1907 ia de Manaus para Brasília. Os destroços do avião foram encontrados no dia seguinte, na Serra do Cachimbo, em Mato Grosso. As 154 pessoas a bordo morreram. Os pilotos do Legacy conseguiram fazer um pouso de emergência e conseguiram se salvar.

Edição: Graça Adjuto