Vereadores de Taboão da Serra retomam votação sobre afastamento do prefeito

13/09/2011 - 22h31

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A Câmara Municipal de Taboão da Serra (SP) retomou na noite de hoje (13) a votação do pedido de afastamento do prefeito da cidade, Evilásio Cavalcante Farias (PSB). Ele é acusado de participar de fraudes na administração municipal que, só nos primeiros três meses deste ano, teriam desviado R$ 1 milhão dos cofres públicos.

A proposta prevê que o prefeito deixe temporariamente o cargo enquanto uma comissão processante apura as denúncias de irregularidades. O texto precisa dos votos de nove, dos 13 vereadores para ser aprovado.

A votação do pedido de afastamento foi adiada no último dia (23), após os vereadores decidirem que a representação feita pelo Comitê de Luta contra a Corrupção deveria ser antes analisada pela Comissão de Justiça da Casa. Consta no relatório da comissão a recomendação pela rejeição do pedido de afastamento devido à falta de provas documentais.

Em maio, oito pessoas foram presas acusadas de irregularidades no recolhimento de recursos da prefeitura, com a alteração ilegal dos débitos de empresas e contribuintes do município. Entre eles, três são vereadores e quatro funcionários ou ex-funcionários municipais.

De acordo com as denúncias, o grupo alterava ilegalmente débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e outros tributos municipais de empresas e contribuintes sem recolher o dinheiro para a prefeitura. Eles simulavam que os valores tinham sido recolhidos, mas desviavam os recursos.

 

Edição: Aécio Amado