Ministra do Meio Ambiente comenta dados sobre desmatamento no Cerrado

13/09/2011 - 7h37

Da Agência Brasil

Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, comenta hoje, em entrevista coletiva às 10h15 na sede do ministério, os dados do desmatamento no Cerrado no período 2009-2010, além das ações promovidas pelo governo para conter a degradação do segundo maior bioma do país. De acordo com dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o ritmo de desmatamento teve redução em relação ao período anterior, 2008-2009.

Com área de 204 milhões de hectares, equivalente aos territórios de Portugal, da Espanha, França, Alemanha e Suécia juntos, o bioma já perdeu quase 100 milhões de hectares de sua vegetação nativa, o equivalente a cerca de 50% da cobertura original.

Em relação ao Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio, comemorado em 16 de setembro, a ministra deverá comentar o projeto coordenado pelo MMA que vai fazer a conversão tecnológica de indústrias brasileiras de espuma para a eliminação de gases hidroclorofluorcarbonos (HCFC). Serão aplicados cerca de US$ 20 milhões no projeto. Izabella Teixeira também vai abordar o fato de o Brasil ser referência na América Latina no cumprimento de metas do Protocolo de Montreal - tratado internacional em que os países signatários se comprometem a substituir substâncias que empobrecem a camada de ozônio.

Edição: Graça Adjuto