Floresta Nacional de Brasília está em chamas há quatro dias; incêndio atingiu área de 23 quilômetros quadrados

12/09/2011 - 21h25

Da Agência Brasil

Brasília – Os bombeiros do Distrito Federal tentam conter, há quatro dias, as chamas que tomam conta de parte da Floresta Nacional de Brasília (Flona), localizada a cerca de 20 quilômetros do Plano Piloto, a área central da capital. As dificuldades, segundo os bombeiros, são o tamanho da área atingida pelo incêndio, algo em torno de 23 quilômetros quadrados, além da baixa umidade relativa do ar.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou hoje (12) que a temperatura máxima do dia foi 33 graus Celsius (ºC) e a umidade do ar atingiu 14%, o que põe a região em estado de alerta.

A Floresta Nacional de Brasília fica às margens de duas rodovias federais e ocupa áreas descontínuas, onde há vegetação nativa e animais típicos do Cerrado. Segundo especialistas, a seca e o fogo alteram a rotina dos animais e afetam o modo de vida deles.

O Corpo de Bombeiros e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuam juntos na tentativa de controlar o incêndio na Flona. Mas o fogo avançou em duas regiões, sendo que, em uma delas, os bombeiros acreditam que o incêndio tenha sido criminoso.

Segundo o coordenador-geral de proteção do ICMBio, Paulo Carneiro, as suspeitas de incêndio criminoso são baseadas em relatos de bombeiros e brigadistas que fazem o controle das queimadas na região e que viram movimentações estranhas na Flona.

O major Mauro Sérgio, do Corpo de Bombeiros, disse à Agência Brasil que os focos de incêndio na Floresta Nacional de Brasília estão sob controle. ''A operação de combate, em seu momento mais crítico, contou com 500 militares. Agora, são 120 homens que trabalham no local.”

Edição: Lana Cristina