Inauguração de parque em Brasília marca Dia Nacional do Cerrado

11/09/2011 - 15h34

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Associação dos Chacareiros do Núcleo Rural Jerivá, localizado próximo ao Lago Norte, em Brasília, aproveitou o Dia Nacional do Cerrado, comemorado hoje (11), para inaugurar de forma simbólica o Parque das Nascentes. Na ocasião, foi firmada parceria com a Administração do Lago Norte e com o Centro Universitário UDF, com o objetivo de unir a comunidade, o governo do Distrito Federal e o meio acadêmico para diagnosticar os problemas da região e encontrar soluções sustentáveis.

Segundo o presidente da associação, Nilo Bairros, a iniciativa vai beneficiar 300 famílias que moram no local. “Queremos juntar forças para promover a organização da comunidade de forma sustentável”, disse. Além disso, a parceria visa a conscientizar os moradores a preservar a área. “Vamos alertar a população para que preserve o local, não coloque resíduos nas ruas e córregos. Queremos manter o equilíbrio ecológico e sustentável", completou.

A área de cerca de 25 hectares servirá para estudos e pesquisas da fauna e flora da região. Para o pró-reitor de Graduação e Extensão da UDF, Teobaldo Rivas, o trabalho desenvolvido em campo é fundamental para a formação dos futuros profissionais. “O projeto integra a aprendizagem dos alunos para que atuem extramuros. Nós temos que provocar mudanças em torno da instituição, preservando a biodiversidade do Cerrado”, frisou.

O Jerivá abriga duas nascentes que abastecem a região. Segundo o administrador do Lago Norte, Marcos Woortmann, “o governo do DF atuará como interlocutor na solução dos problemas identificados”. Além disso, a iniciativa pode ser expandida para núcleos rurais de outras áreas.

Edição: Graça Adjuto