Interpol emite alerta vermelho de busca por Khadafi

09/09/2011 - 10h12

da BBC Brasil

Brasília - A Interpol (polícia internacional) emitiu hoje (9) alerta vermelho de busca pelo líder líbio Muamar Khadafi, por seu filho Saif Al Islam e por seu chefe de Inteligência, Abdullah Al Senussi. O paradeiro deles
é desconhecido. O alerta é emitido a pedido do Tribunal Penal Internacional (TPI), que quer a captura dos três e os acusa de crimes contra a humanidade.

O alerta vermelho é usado pela Interpol para advertir países-membros do TPI sobre pessoas procuradas e dar aos países amparo legal para prender os fugitivos que estiverem em seu território.

Segundo fontes nigerinas, um comboio levando aliados de Khadafi cruzou a fronteira para o Níger. Autoridades da cidade de Agadez, no Norte do país, disseram que pelo menos três veículos carregando dezenas de pessoas passaram pela cidade e seguem, agora, para a capital nigerina, Niamey.

Entre os aliados presentes no comboio destaca-se o general Ali Kana, que comandava as tropas de Khadafi no Sul da Líbia. Outro general também estaria presente no grupo fugitivo.

As autoridades nigerinas alegaram razões humanitárias para dar livre passagem ao comboio.