Há 91 dias sem chuva, DF deve registrar hoje temperatura máxima de 32°C

09/09/2011 - 14h21

Da Agência Brasil

Brasília – Há 91 dias sem chuvas, o Distrito Federal (DF) está em estado de alerta devido à baixa umidade relativa do ar e aos incêndios florestais na região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima prevista para hoje (9) é 32 graus Celsius (ºC) e a mínima, 17ºC.

A capital federal amanheceu com céu encoberto pela fumaça dos incêndios ocorridos ontem (8) na Base Aérea de Brasília, no Jardim Botânico e no Parque Nacional. Desde ontem, o Corpo de Bombeiros registrou 45 focos de incêndio em todo o DF.

“No final de agosto, registramos diariamente 50 ocorrências de incêndio, no último final de semana foram 158”, disse o major do Corpo de Bombeiros Sérgio de Oliveira. Nos últimos meses, cerca de 500 militares foram escalados para conter queimadas, com o apoio de 17 viaturas e dois helicópteros.

Segundo o coronel Sérgio Bezerra, da Defesa Civil, três escolas públicas (duas do Lago Sul e uma do Jardim Botânico) tiveram que cancelar as atividades nesta sexta-feira, porque o ambiente escolar estava tomado pela fumaça.

O órgão recomenda que as instituições públicas e privadas suspendam suas atividades quando forem percebidos sinais de graves danos à saúde ou quando focos de incêndios afetarem as atividades laborais ou letivas. A Defesa Civil alerta a população para cuidados como evitar a exposição ao sol das 10h às 16h e beber muita água.

Edição: Juliana Andrade